Residentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveram na noite desta quarta-feira, 8, um mutirão de atendimentos voltado para pessoas em situação de rua. A iniciativa, intitulada “Atenção Básica Salva Vidas”, ocorreu na Praça Vigário Antônio Joaquim, em frente à Catedral de Santa Luzia.
Durante a ação, foram realizados atendimentos diversos, como a interconsulta médica e de enfermagem, orientações psicológicas e de serviço social, realização de curativos, vacinação, distribuição de máscaras de tecido, água e solução sanitizante para os usuários. Também houve a distribuição de preservativos e lubrificantes, orientação e testagem rápida de infecções sexualmente transmissíveis (HIV, hepatites B e C e sífilis).
A ação foi desenvolvida de forma conjunta entre a Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade, a Residência de Medicina de Família e Comunidade e Residência de Ginecologia e Obstetrícia (UERN) e a equipe do Consultório na Rua e da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró. O projeto foi idealizado pela professora Andrea Taborda, coordenadora da Residência de Medicina de Família e Comunidade.