Com Webb, galáxia semelhante à Via Láctea é achada no universo primitivo

Quando o universo tinha apenas alguns bilhões de anos, pouco depois do Big Bang, existia uma galáxia extremamente semelhante à nossa. Astrônomos descobriram essa estrutura longínqua fascinante usando o Telescópio Espacial James Webb, da Nasa. Liderada por cientistas do Centro de Astrobiologia na Espanha, a descoberta foi publicada em 8 de novembro na revista Nature. A formação parecida com a Via Láctea é a galáxia espiral barrada mais distante já observada até hoje.

Até agora, acreditava-se que galáxias espirais barradas, como a Via Láctea, não podiam ser observadas antes que o universo, estimado em 13,8 bilhões de anos, alcançasse a metade de sua idade atual.

Segundo conta em comunicado o coautor do estudo, o astrônomo Alexander de la Vega da Universidade da Califórnia, em Riverside, nos Estados Unidos, a galáxia, chamada ceers-2112, se formou pouco após o Big Bang.

Ele afirma que encontrar essa estrutura distante “mostra que as galáxias no início do universo poderiam ser tão ordenadas quanto a Via Láctea”. “Isso é surpreendente porque as galáxias eram muito mais caóticas no início do universo, e muito poucas tinham estruturas semelhantes à Via Láctea”, ele diz.

Fonte: Revista GALILEU