Regras que responsabilizam instituições financeiras por ‘publis’ de influenciadores passam a valer

As novas regras da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) para a contratação de influenciadores digitais passam a valer nesta segunda-feira (13). As normas fazem parte de uma nova regulação da associação, publicada em setembro. Voltadas para as instituições financeiras, as novas diretrizes obrigam o influenciador a informar — por escrito ou verbalmente — quando estiverem fazendo uma publicação patrocinada ou em parceria com as empresas.

Além disso, as regras ainda preveem que as instituições financeiras são responsáveis pelo conteúdo das publicações contratadas e podem ser punidas caso a postagem induza o público ao erro. A nova regulação publicada pela Anbima traz uma série de regras que tratam de temas como:

A determinação sobre o que o contrato entre as instituições participantes e os influenciadores digitais deve conter;
As responsabilidades das instituições financeiras por publicidades relacionadas a produtos de investimento feitas por influencers contratados;
O armazenamento dos documentos referentes à contratação de influenciadores e toda a publicidade produzida.


Segundo o gerente-executivo de distribuição de produtos de investimento e previdência da Anbima, Luiz Henrique Carvalho, as instituições que não cumprirem com a nova regulação ficarão sujeitas às sanções estabelecidas pelos códigos da própria associação.

Fonte: G1