Facisa oferece multivacinação e testagem rápida

A Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN), com o apoio do curso de Enfermagem, promove uma campanha de multivacinação e de testes rápidos para a comunidade acadêmica. Por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde de Santa Cruz, a ação acontece na próxima quarta-feira, 29, nos turnos da manhã e da tarde, no Laboratório de Semiologia e Semiotécnica da Instituição. É necessário comparecer com os cartões de vacinação e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a campanha, os servidores, os terceirizados, os discentes e os bolsistas poderão se imunizar contra hepatite B; difteria e tétano (dT); sarampo; caxumba e rubéola (tríplice viral); covid-19; e influenza. Pela manhã, a ação será realizada das 8h às 11h. Já no turno da tarde, das 13h às 16h. Além da vacinação, serão realizados, também, testes rápidos de HIV, de sífilis e de hepatite B e C.

Promovida pela segunda vez no mês de novembro deste ano, a campanha de multivacinação busca atingir a comunidade interna da Facisa que, em alguns casos, não consegue ir às Unidades Básicas de Saúde para se imunizar. Responsável por coordenar a ação, a professora da Facisa Héllyda Bezerra explica que esse momento é fundamental para proporcionar saúde e a prevenção de doenças para o público acadêmico.

A docente comenta, ainda, acerca da primeira campanha realizada no início de novembro. “A demanda foi muito melhor do que esperávamos, aplicamos 105 doses de vacinas e, no final, algumas pessoas não conseguiram se imunizar. Com isso em mente, decidimos promover outra campanha no próximo dia 29 para que seja vacinado o público que não conseguiu se imunizar e que possamos vacinar outros servidores e alunos que não conseguiram estar presentes na última campanha”, ressalta Héllyda Bezerra.

As vacinas permitem a prevenção, o controle, a eliminação e a erradicação de doenças imunopreveníveis, além de contribuir para a redução da morbimortalidade por determinados agravos. Por esse motivo, de acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), é importante manter a vacinação da população de todo o território nacional atualizada.