O Conselho de Ética da Câmara instaurou nesta quarta-feira (13) o processo que pode levar à cassação o mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG). O parlamentar é investigado por suposta prática de “rachadinha” em seu gabinete na Câmara dos Deputados. Durante a sessão, parlamentares sortearam uma lista tríplice que será usada pelo presidente do colegiado, Leur Lomato Júnior (União-BA), para a escolha do relator do caso.
Os nomes dos deputados Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Sidney Leite (PSD-AM) fazem parte da composição.
A representação contra Janones partiu do Partido Liberal (PL) e tem assinatura do presidente do partido, Valdemar Costa Neto. A legenda acusa o parlamentar de “condutas ilegais e incompatíveis com o exercício da atividade parlamentar”.
A solicitação faz referência ao suposto esquema de “rachadinhas” denunciado por ex-assessores de Janones e em investigação no Supremo Tribunal Federal (STF). Janones é acusado por cobrar parte do salário de servidores para custear despesas pessoais. O deputado nega qualquer irregularidade.
Fonte: CNN Brasil