Mosaico de conchas é encontrado em Domus nos arredores do Coliseu

Nos arredores do Coliseu de Roma, arqueólogos descobriram uma luxuosa casa romana que abrigava um “incomparável” mosaico feito de conchas, mármore e vidro precioso, relatou o Ministério da Cultura. A cena retrata três grandes navios que navegam pelas ondas do mosaico em direção a uma cidade costeira, que possui muralhas pontilhadas de pequenas torres e pórticos. A obra sugere que o dono da domus, que possui mais de 2 mil anos, tenha saído vitorioso da batalha.

Em comunicado, o ministro da Cultura Gennaro Sangiuliano classificou a construção, erguida entre a segunda metade do século 2 a.C. e final do século 1 a.C., como um “autêntico tesouro”. A casa foi descoberta em meados de 2018, segundo reporta o Daily Mail. Na ocasião, arqueólogos descobriram uma série de paredes da domus, dividida em vários andares. Até agora, apenas alguns quartos foram escavados e a busca continuará até o próximo ano.

A domus
situada em torno de um átrio, a sala principal da domus serviu como um salão de banquetes, em estilo de gruta, usado nos meses de verão, relatou o ministério. Acredita-se que seu proprietário era um nobre, provavelmente um senador, que entretinha seus convidados com “jogos aquáticos espetaculares”; visto que o espaço possui canos de chumbo colocados entre as paredes decoradas.

Fonte: Revista Aventuras na História