Durante o mês de janeiro, algumas unidades da UFRN oferecem cursos de curta duração no chamado período letivo de férias de verão. Uma delas é o Instituto do Cérebro (ICe), que vai disponibilizar a disciplina de pós-graduação NEU0011: Métodos Quantitativos em Neurociência. A atividade será ministrada pelo neurocientista Vítor Lopes dos Santos, pesquisador da Universidade de Oxford, que vem à UFRN em janeiro de 2024 como professor visitante, via Programa Institucional de Internacionalização Capes-Print. As inscrições já podem ser feitas pelo Sigaa. As aulas serão realizadas no próprio Instituto, localizado no Campus Central da UFRN.
O curso tem como foco o ensino de conceitos teóricos e o desenvolvimento de habilidades práticas em programação Python, especificamente voltados para a análise de dados eletrofisiológicos. As aulas ocorrerão de 22 de janeiro a 1º de fevereiro de 2024, divididas em duas sessões diárias. A primeira, das 10h50 às 12h30, é dedicada à parte teórica, no auditório do Instituto. A segunda, das 13h às 14h40, foca em práticas computacionais na sala de computadores. No total, são 30 horas de aula. O curso contará também com a atuação de Rodrigo Santiago (egresso do ICe) como monitor.
Voltado principalmente para estudantes de pós-graduação com interesse em análise de dados, o curso pode beneficiar, inclusive, aqueles que não possuem conhecimento prévio em estatística, álgebra linear ou programação. Uma parte significativa do programa se dedica a prover a intuição dos conceitos teóricos essenciais para a interpretação de análises. Além disso, as aulas teóricas da manhã são abertas ao público, proporcionando uma oportunidade de aprendizado valiosa para toda comunidade.
O professor Adriano Tort, do Programa de Pós-Graduação em Neurociências (PGNeuro-UFRN), lotado no ICe e anfitrião responsável por receber Vítor Lopes dos Santos, considera que o curso é uma excelente oportunidade para jovens pesquisadores em neurociências e áreas afins. “Os alunos terão um contato, de forma prática, com ferramentas de análise de dados eletrofisiológicos cerebrais ensinadas diretamente por um cientista de impacto internacional na área”, afirma Tort.