Microsoft vai encerrar plataforma de realidade mista do Windows

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (21) que vai descontinuar o Windows Mixed Reality, plataforma de realidade mista integrada ao Windows. O aplicativo Mixed Reality Portal e o Windows Mixed Reality para Steam VR e Steam VR Beta também serão encerrados. A decisão foi confirmada em uma atualização feita pela Microsoft na lista de recursos preteridos do sistema operacional. Na página, a companhia escreveu que o sistema de realidade mista “será removido em uma versão futura do Windows”, sem fornecer maiores detalhes.

Lançada em 2017 como parte do Windows 10, a plataforma combina os mundos físico e virtual, possibilitando usar o sistema operacional em um ambiente 3D. O objetivo era concorrer com outros serviços de realidade virtual desenvolvidos pela HTC e a Oculus, esta última agora pertencente à Meta.

Diversos tipos de aplicações aproveitam a tecnologia desenvolvida pela Microsoft para colocar o usuário em um mundo imersivo, incluindo jogos e softwares de design, educação e outros segmentos. Além do computador, o Windows Mixed Reality exige o uso de equipamentos como headset compatível, fones de ouvido e sensor de movimento.

Fonte: TecMundo