CURIOSIDADE: Pela 1ª vez, urso polar morre de gripe aviária

Autoridades do Alasca, nos Estados Unidos, registraram a primeira morte de um urso polar (Ursus maritimus) pelo vírus da gripe aviária H5N1, sugerindo que o agente infeccioso está se espalhando para as partes mais remotas do planeta.

A informação foi divulgada na última terça-feira (2) pelo jornal britânico The Guardian. O óbito do urso polar, conforme a publicação, foi confirmado em dezembro de 2023 pelo Departamento de Conservação Ambiental do Alasca. Mas o animal foi encontrado morto dois meses antes, em outubro, perto de Utqiagvik, a comunidade mais ao norte dos Estados Unidos.

A descoberta do H5N1 no tecido corporal do urso exigiu amostragem e estudo pelo Departamento de Gestão da Vida Selvagem de North Slope Borough e outras agências, que confirmaram a gripe aviária como a causa da morte.

“Este é o primeiro caso relatado [de gripe aviária] de um urso polar, em qualquer lugar”, disse Bob Gerlach, veterinário estadual do Alasca, ao site Alaska Beacon. Segundo ele, embora os ursos polares normalmente se alimentem de focas, é provável que o urso estivesse comendo cadáveres de pássaros infectados quando contraiu o vírus.

No entanto, o urso não precisaria ter comido diretamente uma ave infectada para ficar doente. “Se um pássaro morre disso, especialmente se for mantido em um ambiente frio, o vírus pode ser mantido por um tempo no ambiente”, explicou Gerlach.

Fonte: Revista GALILEU