IFRN e Polícia Militar discutem parcerias para inovação e qualificação em segurança pública

No dia 28 de dezembro, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) se reuniram, na Reitoria, com membros da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN). O encontro teve o objetivo de dar continuidade às tratativas de parceria entre as instituições, iniciadas no dia 7 de dezembro de 2023, a fim de avançar nos trâmites rumo à assinatura de acordos de cooperação.

Na oportunidade, estiveram presentes, pelo IFRN, o reitor da instituição, professor José Arnóbio; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professor Avelino Lima; o diretor de Inovação Tecnológica, professor João Teixeira; e a coordenadora de Pós-Graduação, professor Francinaide Nascimento. Pela PMRN, participaram o diretor de Ensino, Coronel Manoel Kennedy; o subdiretor de ensino, Tenente-Coronel João Batista; o chefe da Seção de Formação, Major Tibério; o chefe da Seção de Especialização e Aperfeiçoamento, Capitão Aguiar Filho; e, da Diretoria de Projetos e Convênios, Major Luiz Felipe.

Os temas dos acordos
A reunião teve como pauta a cooperação para projetos de desenvolvimento de sistemas de tecnologia de informação e comunicação, a cessão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) e a qualificação de pessoal por meio de oferta de curso de pós-graduação lato sensu.

Um dos acordos estabelecidos terá como objeto o desenvolvimento de um conjunto de sistemas de tecnologia de informação e comunicação. A proposta é publicar um edital, permitindo a participação ativa dos estudantes e servidores do IFRN, tal como já acontece com a atual cooperação estabelecida com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesap-RN). Sobre o tema, o professor João Teixeira afirmou que “a parceria visa proporcionar a criação de sistemas dedicados à segurança pública, contribuindo assim para a modernização dos processos no estado”.

Além disso, um outro tópico da colaboração será a cessão do Suap à PM. Para o reitor do IFRN, professor Arnóbio, a ação poderá aprimorar os processos de ensino na PM, uma necessidade apresentada pelos próprios policiais na reunião. Uma próxima reunião com a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação do Instituto (DIGTI/IFRN) será agendada para apresentar todas as funcionalidades do Sistema e definir os detalhes do acordo.