No último dia 12 de janeiro, funcionários que trabalhavam numa obra no Centro Esportivo e Recreativo de Włocławek, na Polônia, fizeram uma descoberta surpreendente no país europeu: uma espada medieval totalmente preservada. Sławomir Mularski, proprietário da empresa que executava a obra, notou o item em meio a um monte de lama que acabara de ser retirado por uma escavadeira. Em seguida, informou o Gabinete Provincial de Proteção dos Monumentos de Włocławek sobre sua descoberta.
Em uma postagem no Facebook, o gabinete revela que as análises preliminares da espada permitiram concluir que ela remonta ao século 10. Foi nesse período, segundo o órgão polonês, que se formou o Estado da primeira dinastia Piast.
“Com base no desenho da armação, a espada pode ser classificada como do tipo S, de acordo com a tipologia de Petersen, que se caracteriza por uma guarda cruzada reta que se alarga simetricamente em direção à extremidade”, descreve a publicação na rede social.
Acredita-se que a região de origem desse tipo de arma seja o noroeste da Europa (áreas da Escandinávia ou do Estado franco). “Elas chegaram ao território da atual Polônia muito provavelmente devido às influências escandinavas, que foram muito fortes em toda a região da Europa Central e Oriental naquela época”, diz o post.
Fonte: Revista Galileu