Hubble pode ter encontrado menor exoplaneta com vapor d’água na atmosfera

Com observações do Telescópio Espacial Hubble, astrônomos observaram o menor exoplaneta em cuja atmosfera foi detectado vapor de água. Batizado de GJ 9827d, o planeta tem aproximadamente o dobro do diâmetro da Terra, segundo anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA) nesta quinta-feira (25), em artigo ainda não revisado por pares.

“Esta seria a primeira vez que podemos mostrar diretamente, através de uma deteção atmosférica, que esses planetas com atmosferas ricas em água podem realmente existir em torno de outras estrelas,” diz o coautor Björn Benneke, da Universidade de Montréal, no Canadá. “Este é um passo importante para determinar a prevalência e diversidade de atmosferas em planetas rochosos”, completa o pesquisador, em comunicado.

No entanto, de acordo com a ESA, ainda é cedo para dizer se Hubble mediu uma pequena quantidade de vapor de água numa atmosfera rica em hidrogênio ou se a atmosfera do planeta é, de fato, majoritariamente composta por água. Nesse caso, uma atmosfera primitiva de hidrogênio/hélio teria evaporado sob a radiação estelar.

“Nosso programa de observação foi projetado especificamente com o objetivo não apenas de detectar as moléculas na atmosfera do planeta, mas também de procurar o vapor d’água”, explica Pierre-Alexis Roy, principal autor do artigo. “Qualquer um dos resultados seria entusiasmante, quer o vapor de água seja dominante ou apenas uma espécie minúscula numa atmosfera dominada por hidrogênio.”

Fonte: Revista Galileu