Grevistas suspendem transporte público na Alemanha por 24h

Após cinco dias de greve ferroviária, encerrada no início desta semana, a rede alemã de transporte público sofreu novo baque nesta sexta-feira (02/02), quando trabalhadores que operam ônibus, metrôs e bondes por todo o país cruzaram os braços por 24h em 15 dos 16 estados da Alemanha. O estado da Baviera foi o único não afetado pela paralisação porque as negociações estão em andamento.

A ação, que durará até as 3h do sábado, foi capitaneada pelo sindicato Verdi, que mobilizou cerca de 90 mil trabalhadores em mais de 130 empresas, afetando 81 cidades e 42 distritos rurais. A lista de reivindicações dos grevistas varia de região para região, incluindo a redução da jornada de trabalho sem perda salarial, maiores períodos de descanso entre os turnos, aumento no pagamento de férias ou a concessão de mais dias de férias.

Em Berlim, a paralisação durou apenas algumas horas e os serviços foram retomados ainda pela manhã. O estado da Renânia do Norte-Vestfália, por outro lado, é um dos mais afetados pela greve, concentrando cerca de um terço do contigente de grevistas mobilizados pelo sindicato. Funcionários do aeroporto de Hamburgo também se juntaram à paralisação. Trens regionais e de longa distância da Deutsche Bahn, cujos funcionários estiveram em greve por cinco dias na semana passada, operam normalmente.

Fonte: DW Brasil