Menor estrela já detectada no Universo é flagrada por astrônomos chineses

Um estudo publicado no último dia 9 de fevereiro na revista Nature Astronomy, conduzido pela equipe do professor Xiaofeng Wang, na Universidade Tsinghua, em Pequim, na China, revelou a detecção da menor estrela já flagrada no Universo.

Os astrônomos relataram ter encontrado um sistema binário composto pela estrela anã branca J0526A, que orbita uma estrela subanã em um período ultra-curto de 20,5 minutos. A revelação foi feita com o Telescópio de Levantamento da Universidade Tsinghua-Ma Huateng (TMTS).

A menor estrela já detectada e sua companheira anã branca estão a cerca de 2,7 mil anos-luz da Terra. A subanã, apelidada como J0526B, tem sete vezes o tamanho do nosso planeta e é menor que Saturno. Ela é a estrela com o menor volume já conhecido.

Nesse sistema, a estrela maior e mais brilhante sofre deformações devido às forças gravitacionais de maré exercidas pelo astro mais compacto e fraco. “Embora J0526A seja invisível ao telescópio, sabemos que ele existe porque, em primeiro lugar, é tão denso que sua atração gravitacional deformou J0526B de uma estrutura esférica para uma forma de ovo”, afirmaram os pesquisadores em um comunicado.

A descoberta apoia uma teoria dos astrônomos chineses há duas décadas, que previa a existência de estrelas minúsculas e leves, que poderiam surgir através da troca de massa dentro de um sistema binário.

Fonte: Revista GALILEU