Rosto do famoso escritor Dante Alighieri é recriado por designer brasileiro

Dante Alighieri (1265-1321) é um dos nomes mais consagrados da literatura italiana, sendo conhecido principalmente por A Divina Comédia, um longo poema narrativo que apresenta aspectos filosóficos e autobiográficos. Embora o livro seja do século 14, a obra é celebrada até hoje – bem como seu autor que, recentemente, teve o rosto recriado por um designer brasileiro.

O trabalho foi feito pelo designer 3D Cícero Moraes e publicado em 1º de janeiro na revista OrtogOnLineMag. O estudo teve participação também do cirurgião dentista Thiago Beaini, Professor Assistente na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais.

Moraes recorreu à técnica de reconstrução facial forense (RFF), também chamada de aproximação facial forense (AFF), cujo objetivo é reconstituir a face de uma pessoa a partir do crânio. Trata-se de um procedimento valioso especialmente nos casos em que há poucas informações para, de fato, identificar como o indivíduo era.

“O processo de modelagem foi efetuado no software Blender 3D, rodando o add-on OrtogOnBlender e seu submódulo ForensicOnBlender”, declara Moraes no artigo. A recriação do rosto de Dante foi baseada ainda em uma série de informações, incluindo dados referentes aos ossos do escritor e imagens classicamente atribuídas ao italiano.

O primeiro passo consistiu em projetar as linhas principais do crânio. Depois, a partir da caixa craniana de um doador, a imagem foi transformada para 3D. Utilizando a técnica de deformação anatômica, a estrutura craniana do doador foi alterada para que se aproximasse da estrutura de Dante.

“Para se adequar à faixa etária o busto passa por um processo de escultura digital, que além de trabalhar as linhas de expressão, também individualiza potenciais assimetrias, como neste caso, a provável que havia no nariz”, explica Moraes no artigo.

Fonte: Revista Galileu