O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não mencionou a gestão de Nicolás Maduro, na Venezuela, ao apontar os governos que consideram progressista na América do Sul.
Lula deu a declaração em Porto Alegre, durante um evento no qual detalhou investimentos previstos para o Rio Grande do Sul no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
O presidente afirmou que a política ‘está medíocre’ atualmente, criticou a extrema-direita e citou Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia) e Luis Arce (Bolívia) como os progressistas que restaram na região.
Como está medíocre a política nos dias de hoje. Eu tive o prazer de ser presidente em 2008, quando a América do Sul tinha 10 presidentes progressistas. … O que está reduzida a América do Sul hoje? Se eu quisesse fazer uma reunião de governos progressistas, não tem, a não ser o Arce da Bolívia, a não ser o companheiro da Colômbia [Petro] e o Boric no Chile. Acabou o progressismo”, disse Lula.
O petista também elogiou políticos europeus, como o ex-presidente francês Jacques Chirac e os ex-primeiros-ministros da Inglaterra, Tony Blair, e da Alemanha, Gerhard Schröder.
“Eram pessoas que tinham estatura política que dava uma certa dimensão à arte chamada política”, declarou Lula.
Fonte: G1