O Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN publicou, na última sexta-feira, 15, edital com 27 vagas destinadas aos bolsistas de graduação e especialistas convidados. As oportunidades são para trabalho no âmbito de um projeto de pesquisa que visa modernizar softwares da Dell, empresa multinacional de computadores, e desenvolver soluções inovadoras em Inteligência Artificial (IA).
As inscrições para a seleção acontecem até o dia 31 de março e devem ser feitas por meio do preenchimento do formulário on-line. As 27 vagas, das quais também será formado cadastro de reserva, são distribuídas para estudantes e profissionais das áreas de Computação, Design e campos afins. As remunerações são de até R$ 5,4 mil.
Para os cargos de nível de graduação, é necessário ter vínculo como discente da UFRN, e, para a ocupação de especialista, é preciso ter graduação completa e experiência comprovada na área específica.
Segundo o que consta no Edital nº 001/2024, são oferecidos cargos e ocupações como líder técnico em IA e especialistas em Desenvolvimento Web e em Computação. Para estudantes de graduação, as oportunidades são para discentes de Computação, Design e outros.
Seleção
O processo de seleção será realizado nas seguintes etapas: homologação das inscrições, análise curricular e entrevista. Na primeira, a comissão examinadora realiza a conferência da documentação exigida, sendo aprovados nessa etapa os candidatos com a documentação completa e com perfil considerado adequado para o cargo.
Já a análise curricular e entrevista avaliarão os requisitos dispostos no Anexo 1 do edital, bem como as potencialidades dos candidatos, como conhecimentos, habilidades e atitudes. As entrevistas serão realizadas em dias e horários a serem definidos pela comissão examinadora, que entrará em contato com os aprovados pelo e-mail fornecido no ato da inscrição.
O resultado final com a classificação será divulgado no dia 5 de abril, no portal do IMD, aba Editais. Informações adicionais podem ser conferidas por meio do e-mail itamir.filho@imd.ufrn.br.
Projeto
O objetivo do projeto feito em parceria com a Dell é modernizar três softwares utilizados pela empresa, por meio da aplicação de tecnologias e critérios arquitetônicos modernos. As atividades dos selecionados se concentrarão em desenvolver uma solução computacional inteligente e interoperável para integrar serviços da Dell Financial Services (DFS), aprimorando a experiência do cliente.
Além disso, a parceria visa criar uma tecnologia capaz de prever possíveis vulnerabilidades em sistemas de informação e servidores da Dell, além de implementar uma solução baseada em IA generativa para auxiliar no processo de data seeding (alimentação de bancos de dados).