Polo EaD da UERN em Apodi terá abertura oficial no próximo sábado, 27

No próximo sábado, dia 27 de abril, às 9h, será realizada a solenidade de abertura oficial do Polo de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil (Polo EaD UAB), em Apodi. A unidade contará com a atuação da Universidade do Estado do Rio do Norte (Uern), com a oferta de cursos de graduação a distância na área de informática.

O primeiro curso a ser ofertado no polo será o de Sistemas para Internet, da Uern Natal, com 50 vagas. “O processo seletivo para o preenchimento das vagas já foi feito”, informa o Prof. Dr. Giann Mendes Ribeiro, coordenador UAB/Uern.

O curso iniciará junto com as aulas do semestre 2024.1 no Polo EaD UAB, que fica situado na Escola Estadual Professor Antônio Dantas. “É uma conquista muito importante. O polo dará oportunidades para estudantes de Apodi cursarem uma graduação sem sair do município, além de beneficiar estudantes da região”, comenta Giann Mendes.

A expectativa é de que no segundo semestre de 2024, o Polo EaD UAB receba outros cursos a distância da Uern, voltados para as pessoas da comunidade do município. Os cursos serão apresentados no próximo mês com o resultado do edital 25/2023 CAPES/UAB.

O polo efetivo de Apodi é mantido pela Prefeitura do Município e conta com o apoio da Uern na oferta de cursos de graduação a distância.

“A Uern volta ao município de Apodi através da UAB com um curso moderno, voltado para a vocação desta região, e com uma grande expectativa quanto ao índice de empregabilidade. A Uern e a Prefeitura de Apodi somaram esforços para chegarmos até aqui e acredito que este é o primeiro passo para concretizarmos este desejo de que a Uern retorne a este município”, afirmou a reitora Cicília Maia.

O Polo EaD UAB é uma estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de ensino e aprendizagem dos cursos e programas de Educação a Distância. O polo é localizado, preferencialmente, em municípios de porte médio, que apresentam um total de habitantes entre 20 e 50 mil, e que não possuam instalações acadêmicas públicas de nível superior.

Fonte: UERN