UFRN participa de audiência em apoio às Ifes do Rio Grande do Sul

Junto à presidente da Diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Márcia Abrahão Moura (UnB), o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, participou de audiência com o secretário de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Brasil, na manhã dessa quarta-feira, 8 de maio, em Brasília-DF. O encontro tratou sobre o impacto da tragédia climática no Rio Grande do Sul no funcionamento das seis universidades federais gaúchas, além do trabalho conduzido por essas instituições em apoio à população local.

Na reunião com a SESu-MEC, os reitores destacaram que, mesmo diante de limitação orçamentária, as universidades federais do Sul estão trabalhando na linha de frente da crise climática, por meio do fornecimento de alimentos, abrigo e transporte, bem como de atenção emergencial à saúde humana e de animais, a divulgação de informações confiáveis de utilidade pública e o assessoramento técnico ao poder público.

O reitor Daniel Diniz reforçou que, em solidariedade à população do Rio Grande do Sul, as instituições federais de ensino vêm se mobilizando nacionalmente. Nesse sentido, o gestor contou que a Andifes salientou, junto ao MEC, a urgência de reforço orçamentário emergencial para as instituições gaúchas, a fim de que o Rio Grande do Sul seja dotado de estrutura federal, com capacidade de antecipação e de planejamento de ações estratégicas sobre os eventos extremos do clima.

O secretário da SESu, Alexandre Basil, informou que, nesta sexta-feira, 10, o MEC informará à Casa Civil sobre as necessidades de recursos das instituições e que serão avaliados os procedimentos de destinação dos valores adicionais.

Confira a Nota da Andifes sobre a atuação das universidades federais na tragédia climática no Rio Grande do Sul