O que é distúrbio de coagulação, condição que fez Tony Ramos passar por nova cirurgia

O ator Tony Ramos, de 75 anos, foi submetido a uma nova cirurgia neste domingo (19), após apresentar distúrbios de coagulação que resultaram na formação de novos hematomas intracranianos. Ele está internado no Hospital Samaritano Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro.

Mas, afinal, o que são distúrbios de coagulação?
De acordo com o neurocirurgião Felipe Mendes, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, distúrbios de coagulação são condições que afetam a capacidade do sangue de coagular de forma adequada, levando a sangramentos excessivos ou à formação de coágulos.

“As causas podem incluir fatores genéticos, doenças hepáticas, deficiências de vitaminas (como vitamina K), uso de medicamentos anticoagulantes, além de condições médicas como a dengue, por exemplo”, explicou.

O surgimento de hematomas como o de Tony são comuns no pós-operatório da primeira cirurgia que ele fez, para drenar um hematoma subdural. Segundo o neurocirurgião Rodrigo Faleiro, professor da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, o cérebro demora um tempo até ocupar o espaço do hematoma, por isso, é possível surgir outro.

Fonte: Itatiaia.com.br