Implante cerebral raro é realizado em jovem com Síndrome de Tourette no Paraná

O Hospital Instituto de Neurologia de Curitiba (INC), no Paraná, realizou, em março deste ano, uma cirurgia rara em um jovem diagnosticado com Síndrome de Tourette, conforme a instituição divulgou nesta quarta-feira (5).

Após passar pela avaliação de uma equipe multidisciplinar, o tratamento neurocirúrgico com a implantação de Estimulação Cerebral Profunda (DBS) foi recomendado para Vitor Emanuel Farias da Silva, de 18 anos. Isso porque o paciente, mesmo fazendo uso de medicamentos, vivia um momento de crise, com tiques fortes e pouco espaçados.

A Síndrome de Tourette é uma desordem neuropsiquiátrica que não tem cura. Apesar disso, pode ser controlada, buscando a redução da intensidade dos tiques e monitoramento das sensações premonitórias, diminuindo o desconforto dos pacientes, bem como os prejuízos para a autoestima e aceitação social.

Alguns dos tratamentos comumente indicados para pacientes com Tourette são a terapia comportamental cognitiva, para a reversão de hábitos, e o uso de medicamentos antipsicóticos. Em casos mais graves, como o de Vitor, pode ser indicado excepcionalmente o DBS.

Fonte: Revista Galileu