Por que cientistas acreditam na existência de oceanos em planetas anões

Durante muito tempo, pensou-se que a Terra era o único planeta do nosso Sistema Solar com um oceano, mas está começando a parecer que existem oceanos subterrâneos até mesmo nos corpos gelados mais surpreendentes.

Na verdade, as luas geladas e os planetas-anões do Sistema Solar exterior parecem ter oceanos líquidos abaixo de camadas de gelo espesso. Pesquisas recentes sugerem que pode até haver oceanos dentro de corpos além de Plutão. Isso é surpreendente, uma vez que estes corpos têm temperaturas na superfície muito abaixo de -200°C.

Há setenta anos, parecia plausível que a atmosfera quente de Vênus estivesse escondendo um oceano global. Mas esta ideia foi descartada em 1962, quando a espaçonave Mariner 2 passou por Vênus e descobriu que sua superfície era quente demais para ter água líquida.

Não demorou muito até percebermos que qualquer oceano que possa ter havido alguma vez em Vênus, e também em Marte, desapareceu há bilhões de anos devido a grandes mudanças em seus climas.

Aquecimento das marés
A revolução no pensamento que abriu o caminho para a nossa nova visão dos oceanos do Sistema Solar remonta a um artigo de 1979 do astrofísico Stan Peale. Ele previu que a lua mais interna de Júpiter, Io, seria tão quente por dentro que poderia ser vulcanicamente ativa.

Fonte: BBC Brasil