A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) firmaram cooperação na tarde da segunda-feira, 1° de julho, para execução do Observatório de Políticas Públicas: aplicação de metodologias para monitoramento e avaliação em planos, programas e projetos. O termo foi assinado pelo reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e pela procuradora-chefe de Justiça, Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do RN.
Por meio do projeto integrado de pesquisa e extensão, intitulado de Observatório de Políticas Públicas, o convênio tem o objetivo de gerar indicadores, instrumentos, análises e orientações, que permitam o aprimoramento, bem como a fiscalização e o controle social, de políticas públicas.
A procuradora-chefe de Justiça, Elaine Cardoso, ressaltou a alegria de assinar o acordo de cooperação com a Universidade, em áreas estratégicas para a sociedade, como educação, assistência social, saúde pública e inteligência artificial. “A junção da prática com o conhecimento é essencial para traçar as melhores trajetórias”, afirmou.
O reitor Daniel Diniz agradeceu a confiança do MPRN na UFRN, ao firmar mais um acordo interinstitucional. O gestor destacou o papel do Instituto de Políticas Públicas (IPP-UFRN), que coordenará as ações da parceria, como mais uma iniciativa da unidade acadêmica que visa à ampliação das perspectivas de contribuições da UFRN para a sociedade potiguar.