O ex-presidente dos EUA Donald Trump aumentou a liderança nas intenções de votos para as eleições presidenciais após a realização do primeiro debate entre os dois, de acordo com uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (3) pelo instituto Sienna e o jornal “The New York Times”.
De acordo com a pesquisa, Trump lidera agora a corrida eleitoral com 49% dos votos, ante 43% de Biden. Na comparação com eleitores já registrados para votar, o desempenho de Biden é pior, com 41% dos votos. Trump permanece com 49% nesse caso.
Antes do debate, Trump aparecia com 48% das intenções de voto na mesma pesquisa. E Biden, com 42%. Biden e Trump concorrem às próximas eleições dos EUA, em 5 de novembro.
A sondagem ouviu 1.532 eleitores registrados — nos EUA, é preciso fazer um registro para votar — entre os dias 28 de junho e 2 de junho. O debate entre Biden e Trump, o primeiro da corrida presidencial de 2024, aconteceu em 27 de junho.
Outra pesquisa divulgada na terça-feira (2), no entanto, pelo Instituto Ipsos e a agência de notícias Reuters, mostrou que os dois seguem empatados na disputa mesmo após o debate eleitoral. A sondagem, feita também após o debate, mostrou que Biden tinha 40% das intenções de votos e Trump, outros 40% entre os entrevistados.
A sondagem da Reuters e do Instituto Ipsos ouviu 1.070 eleitores nos EUA também após o debate. Pressionado a desistir, Biden disse nesta quarta-feira (3) que não está pensando em abandonar a candidatura.
Fonte: G1