Na próxima quinta-feira (19), a Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte recebe a abertura da exposição “Desdobramentos: Desenhos de Rossini Perez”, que reúne 51 obras inéditas do renomado artista potiguar. A cerimônia de abertura será às 19h, e a exposição ficará disponível para visitação de 20 de setembro a 20 de outubro, de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 16h.
Esta é a primeira exibição física de Rossini Perez em Natal desde seu falecimento, em 2020, e oferece uma oportunidade única de conhecer um lado menos explorado de sua obra — seus desenhos. Mais conhecido por suas gravuras, Rossini Perez (1931-2020), natural de Macaíba, deixou um legado que ultrapassa fronteiras, com uma carreira marcada por sua atuação em diferentes países, como Senegal, onde lecionou gravura, além de passagens pela Europa e América Latina.
As obras fazem parte do acervo pessoal de Rossini Perez, que foi transferido para Natal e motivou a criação, em 2023, do Instituto Rossini Perez, dedicado a preservar, estudar e divulgar a arte desse grande artista potiguar. Composto por inúmeros e preciosos documentos, obras de arte e livros, tal acervo se encontra hoje na Pinacoteca do Estado do RN e vem sendo objeto de um minucioso trabalho de inventário e estudo por professores e estudantes do Curso de Artes Visuais da UFRN.
A exposição “Desdobramentos” revela a importância do desenho no processo criativo de Perez, mostrando como essa linguagem se entrelaça em suas produções, sendo simultaneamente conceito e materialização, gesto e registro. Serão apresentadas 51 obras originais produzidas entre as décadas de 1960 e 2000, explorando o traço abstracionista experimental que caracterizou sua obra, em diálogo com a obra de artistas como o gaúcho Iberê Camargo e o gravador franco-alemão Johnny Friedlaender.
Com uma expografia contemporânea, a mostra tem curadoria de Fabíola Alves, Everardo Ramos e Mariana do Vale, professores de Artes Visuais da UFRN, que analisam o lugar do desenho na arte de Rossini Perez. O catálogo da exposição será disponibilizado em formato digital e contará com informações detalhadas sobre as obras e o processo criativo do artista.
Além disso, para garantir a acessibilidade, a exposição contará com serviços de audiodescrição para pessoas com deficiência visual e mediações com intérpretes de Libras, assegurando que todos os visitantes possam desfrutar plenamente da experiência.