Cirurgia inédita no mundo para corrigir doença ainda no útero é feita em Campinas

Pela primeira vez no mundo, médicos do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), realizaram uma cirurgia com fetoscopia para a correção de uma condição rara: a encefalocele, uma malformação do tubo neural, que afeta um em cada 5 mil nascimentos. A informação foi divulgada pela instituição no último dia 11 de outubro.

A encefalocele é um deslocamento para a frente do tecido cerebral e das meninges por uma abertura nos ossos do crânio. O resultado é uma espécie de bolsa para fora da cabeça do bebê. Isso gera possíveis sintomas como cabeça pequena, atraso no desenvolvimento motor, deficiência intelectual, problemas de visão e até convulsões.

A gravidade dessa doença depende do tamanho da abertura da parte óssea do crânio e da quantidade de tecido cerebral exposto. “Com a cirurgia, a equipe médica corrige a exposição do tecido cerebral que está fora do crânio e o fecha. Isso permite que o feto continue seu desenvolvimento”, explica o médico Renato Ximenes, coordenador da equipe de Medicina Fetal do Vera Cruz.

“O principal objetivo é que, ao nascer, o bebê não apresente microcefalia, e que após nascimento não venha a apresentar episódios de convulsão e possa ter um desenvolvimento infantil próximo ao normal”, completa Ximenes.

Fonte: Revista Galileu