UFRN terá o primeiro Doutorado Profissional em Geografia do Brasil

Uma das principais metas da UFRN é a melhoria contínua do sistema de pós-graduação, impulsionando a pesquisa acadêmica e o desenvolvimento regional. As unidades do interior do estado são focos estratégicos de crescimento. Um exemplo desse compromisso é o Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), que ganhará dois novos cursos de pós em 2025. Um deles, o Doutorado Profissional em Geografia, é o primeiro desse tipo no Brasil.

Tanto o doutorado quanto o Mestrado Acadêmico em Metodologias de Ensino e Processos de Aprendizagem foram aprovados em outubro pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os cursos se juntarão aos três programas de mestrado já existentes na instituição. O doutorado será ofertado no Ceres e no campus central da UFRN, em Natal, por meio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

“É a UFRN cumprindo a sua missão de formar recursos humanos qualificados e desenvolver pesquisas científicas que tenham impacto nas regiões em que ela está inserida”, declara Rubens Maribondo, pró-reitor de pós-graduação.

As inovações são frutos do compromisso da UFRN em interiorizar o conhecimento científico. “Nós estamos conseguindo dar, agora, a oportunidade para quem estuda, para quem trabalha, para quem mora no Seridó, de fazer um curso de doutorado com o mesmo padrão de qualidade, com a mesma excelência que teria em qualquer outra universidade do país”, diz Rubens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *