O abate de gado no Rio Grande do Norte, incluindo bois, vacas, novilhos, novilhas, vitelos e vitelas, registrou, no primeiro semestre de 2021 , o menor índice desde 2005. Os dois primeiros trimestres deste ano, juntos, somaram 29.833 animais abatidos no Estado. Os dados fazem parte da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com os dados do IBGE, o trimestre atual apresentou um crescimento de 9,6% no abate de bovinos no RN em relação ao anterior, saltando de 14.230 no 1º trimestre para 15.603 no 2º, Quando se compara com o 2º trimestre de 2020, há uma redução de 16,9%.
Com esses números, o RN permanece sendo o penúltimo estado da região Nordeste em termos de abates de bovinos, ficando à frente apenas da Paraíba (13.303 cabeças). Em primeiro lugar, está o estado da Bahia, tendo abatido mais de 224 mil bovinos.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha, reconhece a situação e explica que o Estado precisa de abatedouros regularizados para voltar a melhorar os índices. A expectativa é entregar quatro até o fim do ano, em Angicos, Florânia, Santa Cruz, e Acari e outros 14 para os próximos anos.
Fonte: Tribuna do Norte