Acari ganha em dezembro seu primeiro condomínio de idosos; obra é com emenda do senador Styvenson Valentim

O município de Acari, localizado no Seridó potiguar, ganha em dezembro o primeiro condomínio dos idosos do RN. Viabilizado graças a uma emenda parlamentar do senador Styvenson Valentim, que destinou R$ 1,7 milhão para sua construção, o espaço representa uma evolução gigantesca em relação ao antigo modelo de “abrigo ou asilo” e deverá transformar a qualidade de vida dos idosos do município seridoense.

Inspirado em um modelo que o senador Styvenson foi conhecer no estado do Paraná, o condomínio dos idosos de Acari tem área coberta de mais de mil metros quadrados e capacidade para receber até 50 idosos.

O condomínio oferece uma estrutura completa e adaptada às necessidades dos seus futuros moradores.
São leitos adequados aos idosos e que proporcionam conforto e segurança, além de uma ampla área de convivência, onde eles podem interagir e participar de atividades coletivas. O refeitório espaçoso e os quartos para cuidadores completam o pacote que garante o bem-estar e o suporte necessário para uma vida digna e saudável. O espaço também conta com salas de TV, igreja e outras facilidades que promovem a socialização e o entretenimento dos residentes.

Para o senador Styvenson Valentim, a construção do condomínio é um passo crucial na promoção da dignidade e garantia do respeito devido aos idosos. “Normalmente os asilos são espaços que foram transformados para receber os idosos. Não foram construídos pensando neles. São edifícios antigos, muitos deles repletos de obstáculos que são instransponíveis para a mobilidade reduzida dos idosos. Além disso, eles funcionam mantendo estas pessoas praticamente como presidiários, que passam os dias confinados em quartos simplesmente porque não há espaços para convivência e socialização. Tudo isso muda com o condomínio, porque ele está sendo construído para atender todas estas necessidades”, afirma ele.

O condomínio também oferece atendimento ambulatorial de saúde, de enfermagem e até mesmo atendimentos com especialistas a depender do empenho das prefeituras onde eles são construídos.

A gestão do condomínio prevê, ainda, a destinação de parte dos benefícios que estes idosos recebem do INSS, por exemplo, para o custeio (alimentação, medicamentos, materiais de higiene) que também pode ser reforçado com emendas parlamentares e convênios a serem firmados pelas prefeituras.

“Estes condomínios não podem ser regionalizados. Porque os idosos têm características e necessidades diferentes nos municípios. Então cada prefeitura que tiver interesse em transformar os seus antigos asilos e abrigos e dispuser de uma área para isso, nos procure e vamos buscar recursos para viabilizar”, diz o senador.

O prefeito de Acari, Fernando Antônio, também destacou a importância do equipamento para a população de Acari e de todo o Rio Grande do Norte. “É inegável esta importância. O condomínio não somente oferece um ambiente seguro e acolhedor para os idosos, mas também alivia as famílias que, muitas vezes, não têm condições de prover os cuidados necessários. Sob todos os aspectos é uma obra extraordinariamente positiva. Ademais, o atual imóvel – onde funciona o Abrigo de Idosos há décadas – não comporta mais o equipamento da maneira como ele deve ser. E toda esta transformação só foi possível graças à sensibilidade e a decisiva ajuda do senador Styvenson”, afirmou ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *