Novidade no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e na região, o curso superior de Agroindústria foi recentemente aprovado e entrará em funcionamento já no primeiro semestre letivo de 2022, com início das atividades no mês de abril.
Disponibilizar para o mercado de trabalho profissionais de nível superior, com aptidão para planejar, elaborar, gerenciar, analisar, coordenar, vistoria e manter os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de produtos agroindustriais, é a proposta geral da graduação, que será ofertada através de Curso Superior de Tecnologia (CST).
O curso possui sua estrutura curricular fundamentada na concepção de eixos tecnológicos constantes do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST). A organização curricular do curso é composta de dois núcleos: Núcleo Fundamental e Núcleo Científico e Tecnológico (com unidade básica e unidade tecnológica), acrescido de prática profissional.
Ensino, Pesquisa e Extensão
A graduação será ofertada na modalidade presencial e conta com sete semestres letivos, totalizando mais de 3.700 horas/aulas. Os (as) estudantes terão à disposição salas de aulas e laboratórios, além de demais instalações do Campus, conglomerando atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.
A comunidade acadêmica do curso, igualmente aos demais, terá acesso às políticas de assistência estudantil através de programas de bolsas e auxílios.
Perfil do profissional
Ao final do curso, a base de conhecimentos científicos e tecnológicos deverá capacitar o profissional com competência para:
– Planejar, implantar, executar e avaliar os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de produtos agroindustriais, da matéria-prima ao produto final;
– Gerenciar os processos de produção e industrialização de produtos agroindustriais;
– Supervisionar as várias fases dos processos de industrialização e desenvolvimento de produtos agroindustriais;
– Analisar produtos agroindustriais;
– Desenvolver técnicas, processos e produtos voltados ao desenvolvimento da agroindústria local/regional;
– Gerenciar a manutenção de equipamentos na agroindústria;
– Coordenar programas de conservação e controle de qualidade;
– Desenvolver novos produtos e pesquisa na agroindústria;
– Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação;
– Buscar atender as novas demandas do mercado atreves dos conhecimentos adquiridos;
– Realizar a investigação científica e pesquisa aplicada como forma de contribuição para o processo de produção de conhecimento.
Público-alvo e forma de ingresso
O acesso ao curso é destinado a portadores do certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente. O primeiro processo seletivo será utilizando notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O edital com abertura de 40 vagas no turno vespertino tem publicação prevista para o dia 14 de março.
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e Projeto de Autorização de Funcionamento (PAF) foram aprovados pela Deliberação Nº 38/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRN (Consepex). Já o documento de criação do curso está instituído através da Resolução Nº 2/2022 do Conselho Superior do Instituto, o Consup.
Mais informações podem ser obtidas na página do curso ou através do e-mail: agroindustria.pf@ifrn.edu.br.