Airton Torres é reeleito presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Sal do RN

O empresário Airton Paulo Torres foi reeleito presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Sal do Estado do Rio Grande do Norte (SIESAL-RN). A eleição aconteceu na sede do sindicato, em Mossoró, na quinta-feira, 27. A diretoria eleita, que assume para o mandato 2023-2027, será empossada no dia 2 de setembro.

Para o presidente do SIESAL-RN, o novo ciclo será uma oportunidade de dar continuidade ao trabalho realizado no mandato 2020-2023 em diversas áreas. “Ao longo dos últimos três anos, a diretoria conseguiu realizar várias ações que trouxeram estabilidade para a indústria salineira potiguar”, avalia. “Foi nesse período que aconteceu a assinatura de um decreto, pelo Presidente da República, que classifica a atividade salineira do Rio Grande do Norte como de interesse social, tendo em vista a geração de emprego, renda e arrecadação pelo setor”, destaca Torres.

No âmbito tributário, o presidente aponta que a diretoria trabalhou pela manutenção da política favorável ao setor de redução no valor da base cálculo para a tributação estadual. Outra conquista foi a isenção, para o setor, da cobrança do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante, taxa paga por cada frete feito no Brasil para bancar um fundo para compra e manutenção de navios. “Esse imposto incidia sobre o sal brasileiro, mas não sobre o sal importado. A luta do SIESAL foi bem-sucedida para garantir isonomia e mais competitividade para o produto nacional”, explica o presidente.

“Também estivemos envolvidos na questão da infraestrutura e pudemos acompanhar muito de perto a privatização do Terminal Salineiro de Areia Branca, que foi um marco para o setor”, relata Torres. “Com a nova administração, que tem a necessidade de investir na melhoria do terminal, temos a certeza que está nascendo um novo momento, com condições para o desenvolvimento da indústria salineira no Rio Grande do Norte”, acrescenta o presidente do SIESAL.

Na questão ambiental, o SIESAL-RN esteve presente junto aos órgãos ambientais para mostrar que a atividade não é poluidora. “Pudemos mostrar que o setor é benéfico para as comunidades onde está inserido”, afirma o presidente do sindicato.

Nos próximos anos, de acordo com Torres, o trabalho da entidade será focado nas questões de infraestrutura voltadas a atender o setor salineiro. “A questão do transporte multimodal, envolvendo melhoria de estradas e a navegação portuária de cabotagem é essencial para o setor. Mesmo com um porto-ilha específico para a movimentação de granéis, temos um volume de produção muito grande para escoar, que sai praticamente todo por vias rodoviárias”, comenta. “Se tivéssemos uma estrutura de cabotagem melhor, certamente o setor estaria melhor posicionado para competir nos grandes centros, distantes do estado”, completa.

Outra questão importante para ser trabalhada é a reforma tributária que tramita no Congresso Nacional. “Como está posta hoje, beneficia certos setores e prejudica outros. Tem o aspecto muito importante e altamente desejável, que é a simplificação tributária, mas a questão financeira da reforma, na nossa avaliação, pode ser danosa à atividade salineira”, considera Torres. “Por isso, vamos buscar sensibilizar as autoridades para que haja um olhar especial para o setor e as peculiaridades que ele tem”, conclui.

Diretoria SIESAL-RN 2023-2027

Presidente Airton Paulo Torres
1º Vice-presidente: Herbert de Souza Vieira Júnior
2º Vice-presidente: Frediano Jales Rosado
Secretário: Carlos Frederico Neves
Tesoureiro: Marcos Roberto Alves

Conselho Fiscal – Efetivos
Elviro do Carmo Rebouças Neto
Maria da Conceição Gomes Praxedes
Davi Alves de Lima

Conselho Fiscal – Suplentes
Luiz Gustavo Robottom Sena
Nelson Antônio Ferlin Júnior
Fabiano Nobre Sarmento

Delegados Representantes junto a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – FIERN

Delegados Efetivos:
Airton Paulo Torres
Herbert de Souza Vieira Júnior

Delegados Suplentes:
Marcos Roberto Alves
Gregório Jales Rosado