Nesta quarta-feira, 24, a Alemanha divulgou o uso dos primeiros trens movidos totalmente a base de hidrogênio do mundo. Essa tecnologia inovadora foi criada pela empresa francesa ‘Alstom’. Conforme divulgado pelo UOL, foram criados cinco trens que serão utilizados em uma pequena linha na Alemanha. As cidades no qual os trens serão utilizados não são muito conhecidas por serem uma linha regional de 126 quilômetros, localizada no norte da Alemanha, sendo elas: Cuxhaven, Bremerhaven e Buxtehude.
O plano é que a frota tenha um total de 14 trens de hidrogênio para substituir 15 trens atuais que são movidos a diesel. Segundo a operadora, atualmente as locomotivas usadas chegam a realizar cerca 4.400 toneladas de CO2 por ano.
O futuro dos trens
Os novos trens de hidrogênio devem ajudar na redução de carbono que as linhas ferroviárias produzem. A princípio, eles vão ser usados nas pequenas linhas regionais que ainda não foram eletrificadas.
A fabricante francesa ‘Alstom’ já assinou contrato com Alemanha, França e Itália para produção dos novos trens. Porém, eles não devem se espalhar rapidamente pelo mundo.