Mais cidadãos da Alemanha foram vacinados contra a covid-19 do que indicam as estatísticas oficiais, informou na quinta-feira (07/10) o Instituto Robert Koch (RKI) a agência governamental alemã para o controle e prevenção de doenças.
Até esta terça-feira, um total de até 84% da população adulta do país recebeu ao menos a primeira dose de imunizante, enquanto 80% completaram o ciclo vacinal. Esses percentuais se baseiam em pesquisas e registros de dados feitos pelo RKI.
As estatísticas oficiais indicavam que a proporção dos maiores de 18 anos que receberam a primeira dose seria de quase 80%, e dos totalmente vacinados, 75%. Segundo o RKI, essa defasagem de cinco pontos percentuais em relação aos dados oficiais equivale a 3,5 milhões de habitantes, e que as estatísticas oficiais teriam falhado ao registrar uma parcela das vacinações.
O percentual mais baixo dos números oficiais se baseia em dados enviados pelos centros de vacinação ao sistema de registro digital do RKI. Para comparar os números, o instituto confere o status de vacinação dos cidadãos através de consultas telefônicas.