A Prefeitura de Natal acabou de divulgar através da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde nota informando sobre a confirmação do primeiro caso de varíola do macaco na capital.
Diz a nota:
NOTA À IMPENSA Nº. 02
REF.: CASO CONFIRMADO DE MONKEYPOX (VARÍOLA DO MACACO)
A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NATAL informa que na data de hoje, 01 de julho de 2022, foi CONFIRMADO O PRIMEIRO CASO de contaminação pelo vírus Monkeypox (Varíola do Macaco), em paciente do sexo masculino com histórico de viagem para Espanha e contato com caso confirmado no referido país.
O referido caso já havia sido apresentado como CASO SUSPEITO, na data de 23 de junho (Nota à Imprensa n. 01/2022).
Por fim, informamos que o paciente segue em isolamento domiciliar e acompanhado pela equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS Natal.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NATAL
01 DE JULHO DE 2022
A SESAP – Secretaria Estadual de Saúde também divulgou nota confirmando que o caso se trata de Monkeypox (varíola dos macacos) e atualizou sobre a situação do paciente que passa bem e se encontra isolado.
Confira abaixo a nota da SESAP:
NOTA
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que foi confirmado o primeiro caso da Monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos, no Rio Grande do Norte.
O paciente de 40 anos encontra-se, estável, sem necessidade de internação, isolado em sua residência. Com histórico de viagem proveniente da Espanha, ele foi atendido na rede de saúde do estado no dia 23 de junho, teve o caso notificado e enviado para investigação.
A Sesap reforça à população a necessidade de manutenção dos cuidados e atenção aos sintomas. A rede de saúde estadual já conta com um fluxo de atendimento pronto, destacados os hospitais Giselda Trigueiro, em Natal, e Rafael Fernandes, em Mossoró, para tratamento de eventuais casos.