A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp/UFRN), por meio da Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS/UFRN) e do Programa de Aconselhamento em Saúde (PAS), promove uma ação de testagem rápida para o diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O atendimento realiza exames para detectar HIV, sífilis e hepatites B e C. A iniciativa acontece no prédio da DAS nesta quarta-feira, 28, a partir das 8h.
É necessário agendamento prévio, que pode ser feito no setor de marcação da DAS pelo telefone (84)3342-2330 – ramal 300 ou WhatsApp (84) 99229-6546. Enquanto aguardam o procedimento, os participantes podem participar de atividades realizadas na sala de espera.
Às 9h acontece a exposição dialogada Papeando sobre a violência de gênero, em alusão ao Agosto Lilás. O evento é promovido pelas servidoras Juliana Paiva, psicóloga da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP/UFRN), e Cássia Virgínia, assistente social da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE/UFRN). Em seguida, ocorre a oficina HIV/Aids, e eu com isso?, ministrada pela professora Fabiana Lima, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia (DMP/UFRN) do Centro de Biociências (CB/UFRN).
Sobre as ISTs
Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são doenças propagadas principalmente por meio de relações sexuais desprotegidas, mas também por contato íntimo próximo ou compartilhamento de objetos contaminados, como agulhas e seringas. Os agentes infecciosos incluem bactérias, vírus, fungos e parasitas. As manifestações variam desde sintomas evidentes, como feridas e secreções, até condições assintomáticas, que podem levar a complicações graves, se não forem tratadas.
A prevenção acontece de diversas maneiras. Uma das principais é o uso de preservativo durante relações sexuais. É importante também realizar exames regularmente, assim como evitar compartilhar objetos que possam ter contato com fluidos corporais.