O Programa da Estação Espacial Internacional (ISS) será, pela primeira vez, gerenciado por uma mulher. Conforme anunciado pela Nasa nesta segunda-feira (26), a engenheira Dana Weigel será responsável pela gestão geral, desenvolvimento, integração e operação do complexo orbital.
Weigel assumirá o cargo em 7 de abril, sucedendo Joel Montalbano, que aceitou o cargo de vice-administrador associado da Diretoria de Missões de Operações Espaciais da Nasa, sediada em Washington, nos Estados Unidos.
A Estação Espacial Internacional orbita a Terra a cerca de 400 km de altitude. O local abriga astronautas e serve como laboratório para uma série de experimentos. O objetivo da Nasa é atuar na ISS para obter informações sobre a vida no espaço e, assim, planejar novas missões pelo Universo.
Formada em Engenharia Mecânica pela Texas A&M University, Weigel entrou na agência espacial norte-americana em 2004. De lá para cá, ganhou diversos reconhecimentos, como a Medalha de Serviço Excepcional da Nasa (2006, 2010 e 2011), a Medalha de Liderança Excepcional (2008), a Medalha de Realização Excepcional (2010) e a Medalha de Serviço Distinto (2022).
Fonte: Revista Galileu