Americano descobre maior número primo de todos e deve ganhar mais de R$ 17 mil

Na última segunda-feira (21), o site da plataforma Great Internet Mersenne Prime Search (GIMPS), criada por matemáticos amadores dedicados à busca de números primos, anunciou a descoberta do maior número primo já registrado até o momento: 2^136.279.841 -1, com 41.024.320 dígitos.

A façanha foi realizada pelo matemático amador norte-americano Luke Durant, de 36 anos, que é ex-funcionário da NVIDIA, uma empresa americana de tecnologia. Para chegar ao número primo imenso, ele utilizou o GIMPS, um software gratuito que aproveita milhares de unidades de processamento gráfico (GPUs).

Essas unidades são circuitos eletrônicos capazes de realizar cálculos matemáticos em alta velocidade, distribuídos em 24 data centers ao redor de 17 países.

O que são números primos?
Números primos são aqueles que só podem ser divididos por 1 e por eles próprios. Em teoria, essa classe de números é infinita. No entanto, matemáticos continuam a se esforçar para encontrar os maiores números dentro desse conjunto. O último maior primo encontrado foi o 2^82 589 933 – 1, agora superado em mais de 16 milhões de dígitos.

Para descobrir o novo número gigante, Luke começou a desenvolver um sistema baseado em GPUs em outubro de 2023. A descoberta levou um ano para ser concluída.

No dia 11 de outubro de 2024, uma GPU localizada em Dublin, na Irlanda, sugeriu que o número era primo, o que foi confirmado em 12 de outubro por outro sistema no Texas, nos Estados Unidos, usando o teste Lucas-Lehmer, que valida a primalidade de um número.

O marco representa a 18ª descoberta de um novo número primo feita pelo GIMPS. A numeração recém-encontrada é o 52º primo de Mersenne identificado até hoje. O nome faz alusão ao matemático e músico francês Marin Mersenne, que estudou números primos há mais de 350 anos.

Fonte: Revista Galileu