A Sociedade Amigos da Pinacoteca Potiguar (SAPP) está comemorando o bicentenário da Independência do Brasil de uma forma especial: Revisitando os primeiros 100 anos desta comemoração no Rio Grande do Norte.
Essa história começa em 7 de Setembro de 1922, quando o então governador Antônio de Souza (1867-1955) inaugurou no Palácio Potengi uma exposição com 14 obras do artista plástico Moura Rabello, retratando as personalidades que tiveram importância na história nacional. Os retratos a crayon foram feitos por encomenda do governador para celebrar a época do centenário da independência.
Agora em 2022, em que é celebrado o bicentenário do acontecimento histórico, a SAPP se associa à Academia Norte-Rio-Grandense de Letras para mostrar esse acervo ao público na exposição Brasileiros Notáveis. O evento começa nesta quarta-feira (14), na Academia de Letras em Natal, e segue até 30 de setembro. O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Natal, através da lei Aldir Blanc.
São reproduções fotográficas que resgatam as personalidades do Império consideradas vultos na época desta comemoração: Padre Diogo Antônio Feijó, José Bonifácio de Andrade e Silva, Visconde de Mauá, Joaquim Nabuco, Quintino Bocayuva, dentre outros, reproduzidos em tamanho 60 x 50 cm. As obras originais, que pertencem ao acervo do Instituto Histórico e Geográfico do RN, “enaltecem importantes vultos que colaboraram com a independência do Brasil”, comenta Iaperi Araújo, presidente da SAPP.
O evento se soma ao resgate feito recentemente da obra de Rabello, pela Prof. Isaura Amélia, publicado no livro ‘Moura Rabello, precursor da arte potiguar’. Agora a Sociedade Amigos da Pinacoteca achou por bem repetir, 100 anos depois, uma das agendas do centenário.
PROGRAMAÇÃO DE ESTREIA
Sob a regência do Maestro França, a filarmônica do Pium se apresenta antes da palestra do Professor Koquinho sobre as “Peculiaridades da Independência”. A abertura da programação da ANRL que acontecerá todas às quartas-feiras e será encerrada em 30 de setembro, será feita pelo presidente Diógenes da Cunha Lima que saudará alunos da UERN e das escolas públicas.