A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu o prazo para encerrar a certificação de dispositivos de comunicação que não vão além da tecnologia 3G. O órgão publicou nesta segunda-feira (7) o Ato nº 14430, que define os próximos passos desse projeto de modernização.
De acordo com a Anatel, novos “celulares e estações terminais de acesso” que solicitarem a homologação para venda no país precisam ter o suporte ao menos ao 4G. A regra começa a valer a partir de 6 de abril de 2025 e já era estudada há algum tempo pela agência.
Smartphones antigos e já vendidos não sofrerão qualquer tipo de consequência no seu funcionamento na data marcada. Dispositivos que contam com o 3G operando e solicitarem a certificação terão a documentação aprovada normalmente “desde que tenham, também, tecnologia 4G ou superior”.
“A proposta não afeta os equipamentos já certificados e utilizados no Brasil, mas visa garantir que novos equipamentos que entrem no mercado brasileiro tenham capacidade para operar também em 4G ou tecnologia superior”, explica a Anatel.
Fonte: TecMundo