Anéis de Saturno vão mesmo “desaparecer” até 2025? Astrônomo explica

Se você puder colocar as mãos em um telescópio, há poucas vistas mais espetaculares do que o magnífico planeta com anéis: Saturno. Atualmente, Saturno está claramente visível no céu noturno, em seu ponto mais alto logo após o pôr do sol. É o momento ideal para usar um telescópio ou binóculos para ter uma boa visão do sexto planeta do Sistema Solar e seus famosos anéis.

No entanto, nos últimos dias, uma série de artigos foi divulgada como fogo nas mídias sociais em todo o mundo. Segundo eles, os anéis de Saturno estão sumindo rapidamente, e desaparecerão completamente até 2025!

Mas e aí, qual é a história? Será que os próximos 18 meses, antes que Saturno deixe de ser visto no céu noturno, podem realmente ser nossa última chance de ver seus poderosos anéis?

A resposta, curta e grossa, é não. Embora seja verdade que os anéis se tornarão quase invisíveis da Terra em 2025, isso não é uma surpresa nem motivo para pânico. Os anéis “reaparecerão” logo em seguida. Veja por quê.

Inclinação e inclinação da Terra
Para entender por que nossa visão de Saturno muda, vamos começar considerando a Terra em sua jornada constante ao redor do Sol. Essa jornada nos leva através das estações – do inverno à primavera, verão e outono, e depois de volta.

O que causa as estações? Simplificando, a Terra está inclinada para um lado, quando vista do Sol. Nosso equador está inclinado em cerca de 23,5 graus em relação ao plano de nossa órbita.

O resultado? À medida que nos movemos ao redor do Sol, inclinamos alternadamente um hemisfério e depois o outro em direção à nossa estrela. Quando o hemisfério de sua casa está mais inclinado em direção ao Sol, os dias são mais longos do que as noites e há primavera e verão. Quando está mais inclinado para o lado oposto, os dias são mais curtos e as noites mais longas, o que resulta em outono e inverno.

Do ponto de vista do Sol, a Terra parece “balançar” para cima e para baixo, exibindo alternadamente seus hemisférios à medida que se move em torno de nossa estrela. Agora, vamos passar para Saturno.

Saturno, um mundo gigante e inclinado
Assim como a Terra, Saturno tem estações, mas mais de 29 vezes mais longas que as nossas. Enquanto o equador da Terra tem uma inclinação de 23,5 graus, o equador de Saturno tem uma inclinação de 26,7 graus. O resultado? À medida que Saturno se move em sua órbita de 29,4 anos ao redor de nossa estrela, ele também parece balançar para cima e para baixo quando visto da Terra e do Sol.

Fonte: Revista GALILEU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial