Embora ainda permaneça no comando interino da Alemanha até a posse oficial de seu sucessor, o social-democrata Olaf Scholz, a chanceler federal Angela Merkel recebeu honras militares na quinta-feira (02/12), em cerimônia de despedida do cargo que ocupou ao longo de 16 anos.
As Forças Armadas alemãs (Bundeswehr) realizaram em Berlim a chamada Großer Zapfenstreich, a cerimônia militar mais importante do país, que inclui uma procissão de soldados com tochas, orquestra e marcha militar e que se tornou uma espécie de ritual de despedida não oficial para ministros da Defesa, presidentes e chanceleres federais da Alemanha.
Em um breve e sincero discurso, Merkel agradeceu aos alemães e pediu-lhes que encarem a vida com o “coração leve” e que sejam otimistas em relação ao futuro do país.
“Dezesseis anos como chanceler federal da Alemanha foram repletos de acontecimentos, muitas vezes bastante desafiadores – como política e como ser humano”, afirmou.
Segundo ela, as múltiplas crises que vivenciou mostraram a importância da cooperação internacional para enfrentar os desafios que o mundo impõe.
A chanceler federal acrescentou que os últimos dois anos de pandemia em particular mostraram “quão importante é realmente a confiança nos líderes políticos, na ciência e no discurso público”.