Ao menos 46 migrantes são achados mortos em caminhão nos EUA

Os corpos de ao menos 46 pessoas que se acredita serem migrantes que atravessaram a fronteira do México com os Estados Unidos foram encontrados nesta segunda-feira (27/06) dentro e ao redor de um caminhão abandonado nas proximidades de San Antonio, no estado americano do Texas.

Segundo o chefe do Corpo de Bombeiros de San Antonio, Charles Hodd, além das 46 pessoas encontradas mortas, 16, incluindo quatro crianças, foram transportadas para hospitais com vida, mas com sintomas de exaustão devido ao calor e aparente desidratação.

“Os pacientes que vimos estavam quentes ao serem tocados e sofrendo de insolação e exaustão devido ao calor. Não havia sinal de água no veículo. Era um caminhão semirreboque refrigerado, mas não havia nenhuma unidade de ar condicionado visível em funcionamento”, disse Hood.

As autoridades não disseram como as pessoas morreram, mas sugeriram que o calor extremo possa ter sido uma causa. San Antonio, que fica numa das principais rotas de traficantes de pessoas a partir do México, foi assolada por uma recente onda de calor recorde, com termômetros marcando até 39,5 °C nesta segunda-feira.

Segundo o chefe de polícia de San Antonio, William McManus, três pessoas foram detidas em conexão com o incidente. Ele não detalhou se o motorista do caminhão estava entre eles.