Aplicativo do IMD identifica risco de contágio por Coronavírus

A plataforma Tô de Olho, criada pelo Ministério Público Estadual em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), com o objetivo de monitorar o isolamento social no estado, incluiu ontem uma nova funcionalidade que permite ao cidadão checar com precisão se teve contato com alguém contaminado com o coronavírus.

Isso é feito por meio do cruzamento de dados das compras realizadas pelo cidadão. O sistema verifica se o local onde a pessoa esteve também foi frequentado por alguém com a confirmação de contágio com o coronavírus nos últimos 14 dias. Leva-se em conta uma distância de até 50 metros e um intervalo de tempo de 30 minutos.

Essa verificação é possível graças a outra parceria que vem sendo feita com o Programa Nota Potiguar do Governo do Estado. Ao acessar o aplicativo do Nota Potiguar, o usuário vê uma mensagem perguntando se concorda em compartilhar seus dados com o Tô de Olho. Assim procedendo, seu CPF – cadastrado nas notas fiscais das vendas – é incorporado no banco de dados, permitindo a determinação de horário e localização. Dessa forma, o usuário pode checar no aplicativo Tô de Olho se teve contato com alguém contaminado pelo Coronavírus e tomar as precauções necessárias de isolamento, visando evitar a possível disseminação da doença.

Fonte: UFRN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial