Após dois adiamentos, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) marcou para próxima sexta-feira (24), às 10h, a votação da versão final do edital do 5G, a nova geração de internet móvel. A votação da versão final do edital do 5G já foi adiada duas vezes pela Anatel: do dia 10 de setembro para o dia 13, a pedido do relator, conselheiro Emmanoel Campelo; e do dia 13 para a próxima sexta-feira (24), devido ao pedido de vista (mais tempo para a análise) do conselheiro Moisés Moreira.
A aprovação pelo conselho diretor da agência é a última etapa antes da publicação do edital do leilão, que será o maior a ser realizado pela Anatel. A nova data de votação foi solicitada por Moreira, após o presidente Jair Bolsonaro editar dois decretos para tentar destravar o leilão.
Um dos decretos permite que “outros órgãos ou entidades públicos ou privados”, além da Telebras, possam ser os responsáveis pela infraestrutura da chamada rede privativa, utilizada exclusivamente pelos órgãos federais, e que será implantada como uma das contrapartidas das operadoras pelo direito de explorar as frequências da rede 5G.
Fonte: G1