A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) comprou 263 mil toneladas de arroz importado nesta quinta-feira (6), quantidade abaixo da esperada pelo governo. O leilão foi realizado para a recomposição dos estoques públicos após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção nacional do grão. Antes da atual conclusão, o edital para compra do arroz estrangeiro foi barrado pela Justiça e só foi possível após determinação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
O que aconteceu?
A Companhia Nacional de Abastecimento adquiriu 263.370 mil toneladas de arroz. O total negociado fica abaixo das 300 mil toneladas desejadas pelo governo. O produto importado foi comprado no leilão público realizado devido às fortes chuvas que prejudicaram a produção do grão no Rio Grande do Sul.
Os estoques comprados serão destinados aos pequenos varejistas das regiões metropolitanas. Os grãos dos 17 produtores que tiveram seus lotes arrematados devem chegar aos consumidores até o dia 8 de setembro, conforme determinação do governo federal. O preço médio da compra foi de R$ 25 para cada saco de 5 kg de arroz.
Fonte: UOL