Após reunião, companhia aérea confirma que o RN terá sete voos por semana vindos de Lisboa

Diretores da TAP Air Portugal confirmaram nesta quinta-feira (03), a ampliação dos atuais cinco para sete voos por semana de Lisboa para Natal a partir de outubro. Em reunião com a governadora Fátima Bezerra, o diretor para as Américas da TAP, Carlos Antunes afirmou: “graças aos esforços do Governo do Estado e da TAP, Natal voltará a ficar ligada todos os dias da semana a Portugal e à Europa com voos da nossa companhia. Além disso vamos realizar uma campanha cooperada com a administração estadual para promover o destino Rio Grande do Norte em toda a Europa”.

O entendimento entre a TAP e o Governo do RN é resultado das conversações realizadas no mês de março último, quando a governadora Fátima Bezerra chefiou delegação do Estado na Feira Internacional de Turismo de Lisboa, a maior da Europa.

“Recebemos a confirmação de uma operação importante para o nosso Estado e que terá impacto de estímulo e rentabilidade à economia. Hoje nosso país e Estado vivem um cenário motivador e atrativo, inclusive com a retomada do protagonismo brasileiro no plano internacional”, declarou a governadora.

A secretaria de Estado do Turismo, Ana Costa reforçou a importância da ampliação da malha viária da TAP no RN para o fortalecimento da atividade turística e lembrou que a companhia já tem instalado no RN o seu call center de clientes e central de bagagens para o Brasil, que opera com 512 funcionários.

Os voos da TAP também deverão transportar cargas para escoar a produção da fruticultura. O RN hoje é o maior produtor de frutas do País e muitas vezes tem que transportar a produção para São Paulo ou outras cidades para envio ao exterior. “Isso encarece o nosso produto, demanda uma logística excessiva. Com os voos da TAP, partindo do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, teremos uma via de exportação mais ágil e econômica”, informou o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha.

O Governo do RN e a TAP ainda irão realizar uma campanha cooperada de divulgação com o objetivo de promover Natal e o Estado como destino de férias.

Além de Carlos Antunes, a reunião contou com a gerente de marketing da TAP, Suelda Vicente; com a especialista em marketing, Inês Piçarra, e o gerente de contas, Douglas Queiroz. Acompanharam a governadora a secretaria adjunta de Comunicação, Ana Paula Andrade; o assessor jurídico do Gabinete Civil, Altair Rocha, e o subgerente de Articulação e Pesquisas da Emprotur, Arthur Vasconcelos.

AZUL

Na última sexta-feira (28), o Governo do RN apresentou a malha aérea da Azul Viagens para a alta temporada. Serão 17 novos voos dedicados, totalizando 238 voos no período compreendido entre a segunda quinzena de dezembro/2023 e o final de janeiro/2024. Estes números representam incremento de 44% em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Esse resultado é fruto de um trabalho constante do Governo do Estado, Setur e Emprotur, buscando junto às operadoras de turismo ampliar a oferta de voos dos principais mercados emissores de turistas para o nosso destino e realizando campanhas cooperadas de promoção, capacitações com agentes de viagens, entre outras ações. Esses voos dedicados para a alta temporada simbolizam garantia de trabalho e geração de renda para às milhares de pessoas que vivem do turismo potiguar”, afirmou a secretária Ana Costa.

Os destinos comtemplados são: Confins/Belo Horizonte, Uberlândia/Minas Gerais, São José do Rio Preto/São Paulo, Viracopos/Campinas, Congonhas/São Paulo, Presidente Prudente/São Paulo, São José dos Pinhais/Paraná, Ribeirão Preto/São Paulo, Belém do Pará/Pará, Bauru/São Paulo e a inauguração de uma rota inédita, para Cascavel/Paraná.

De Acordo com Azul Viagens, Natal já recebeu mais de 27 mil turistas pela Azul Viagens. Este valor é 16% maior que o ano passado no mesmo período.

A diretora-presidente da Emprotur, Roberta Duarte, registrou que a Empresa Potiguar de Promoção Turística atua com estratégia e dados sobre o mercado. “Estamos com campanhas cooperadas com todas as companhias aéreas nacionais e com as principais operadoras. Esse trabalho é indispensável para buscar o fluxo de turistas estável ao longo de todo o ano”.