Apple anuncia grande mudança na App Store e permitirá instalar apps ‘de fora’ no iPhone

A Apple anunciou, nesta quinta-feira (25), uma das principais mudanças na App Store desde o lançamento da loja virtual. Seguindo a Lei de Mercados Digitais (DMA) da União Europeia, a empresa passará a permitir a instalação de aplicativos de fora da sua loja, além de permitir o uso de lojas de apps de terceiros no seu ecossistema.

Disponível a partir de hoje para desenvolvedores que utilizam o iOS 17.4 beta, a novidade será distribuída nos 27 países do bloco europeu a partir de março deste ano. Não há confirmações de que a Apple levará a mudança para outros países. Assim como em ocasiões anteriores, a Apple reitera que as “novas opções para processar pagamentos e baixar aplicativos no iOS abrem novos caminhos para malwares, fraudes e golpes, conteúdo ilícito e prejudicial e outras ameaças à privacidade e à segurança”.

Segundo a companhia, foram adicionadas proteções extras para reconhecer apps autênticos no iOS e autorizações específicas para desenvolvedores. A empresa afirma que as mudanças trazem mais de 600 novas APIs (de análise de apps e processamento de pagamentos, por exemplo) ao sistema do iPhone.

“A nossa prioridade continua ser a de criar a melhor e mais segura experiência possível para os nossos utilizadores na UE e em todo o mundo”, afirmou Phil Schiller, executivo responsável pela App Store.

Fonte: TecMundo