A Arteterapia é um processo de autoconhecimento e qualidade de vida, realizado através de expressões artísticas espontâneas. Por ser uma condição terapêutica, é considerada uma ciência. Os feitos são acolhidos como processo e, estes, não são avaliados como feios ou bonitos, certos ou errados. Importando a criatividade em ação através da arte. A arteterapia é reconhecida dentro da área de Saúde Mental pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foi inserida como uma das Práticas Integrativas Complementares (PICs).
A Associação Potiguar de Arteterapia (ASPOART), foi reconhecida como Utilidade Pública Estadual pela Lei n°8868, de Junho de 2006. No próximo dia 22 de Abril, comemora-se o Dia do Arteterapeuta. Entenda mais sobre o profissional e suas práticas através da entrevista com Cristina Barbalho, Arteterapeuta e Vice-Presidente da ASPOART.
O que é Arteterapia?
A Arteterapia é uma profissão assistencial ao ser humano. Uma forma de terapia onde as diferentes modalidades da arte como a dança, a música, a poesia, a literatura, o teatro e principalmente as artes plásticas onde se compreende o desenho, a pintura e a escultura são usadas como forma espontânea de expressão, favorecendo o auto conhecimento e a liberação de conteúdos emocionais inconscientes. A arteterapia é uma interface entre arte e psicologia, busca através de oficinas criativas vivenciar um processo lúdico, íntimo de autoconhecimento e superação emocional, possibilidades transformadoras e a cura biopsicossocial. Representa um veículo de reestruturação e reorganização mental.
O que faz um Arteterapeuta?
O Arteterapeuta é o profissional em arteterapia que acolhe o ser humano e é responsável pela facilitação do processo criativo diante do fazer artístico, proporcionando meios e materiais adequados a facilitação do processo de liberação emocional .
O arteterapeuta trabalha em atelier próprio, em clínicas especializadas na área de saúde mental ou de reabilitação neuropsicológicas, em escolas no desenvolvimento cognitivo e aquisição da aprendizagem e também em empresas no desenvolvimento e ajustamento de equipes.
Quando procurar um profissional em arteterapia?
A arteterapia pode ser usada em qualquer idade por pessoas comuns, portadoras de transtornos mentais ou pessoas com condições especiais de ser, não existe contra indicação, todos podem se beneficiar com a prática arteterapêutica tanto para o autoconhecimento e melhoria da qualidade de vida como para o processo de equilibração e conhecimento integral do indivíduo na busca de uma psique saudável e da reestruturação do ser.