A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) está recebendo representantes da Assembleia Legislativa do Sergipe (Alese) para uma visita de dois dias. O objetivo é compartilhar conhecimentos e avaliar possíveis parcerias tecnológicas através do e-Legis. A delegação sergipana é composta por Daniel Marques Belém, coordenador-geral de Tecnologia da Informação, e Marcelino Nascimento de Oliveira, servidor da Assessoria Técnica da Secretaria-Geral da Mesa Diretora.
O coordenador de desenvolvimento de sistemas da Diretoria de Gestão Tecnológica da ALRN, Berg Freire, está recebendo e apresentando os sistemas desenvolvidos pela ALRN aos visitantes. “Estamos mostrando o processo legislativo, o sistema de elaboração de emendas integrado com o Sigef do Governo do Estado, além do gerenciamento das sessões plenárias e todo o procedimento de sistema digital de votação”, explicou Berg.
Daniel Marques Belém destacou como conheceu o Sistema e-Legis. ” O convite foi formulado pelo deputado Hermano Morais durante o 2º Fórum Permanente das Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) que ocorreu em Sergipe no mês de junho”, relatou Daniel.
Berg Freire enfatizou a eficiência e a inovação dos Sistemas e-Legis. “Este ano conseguimos fazer toda a votação do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentária, LDO/2025, e entregar ao Governo do Estado o relatório final em tempo recorde, graças ao nosso sistema digital”, afirmou. No final do ano passado, o sistema demonstrou sua eficiência e eficácia ao realizar a votação e entrega ao Governo do Estado da Lei Orçamentária Anual (LOA/2024), ainda no exercício financeiro anual.
Para Daniel Marques Belém, a transparência do sistema é um dos principais atrativos. “Além da transparência, a otimização do trabalho e a velocidade são aspectos-chave do sistema”, destacou.
Marcelino Nascimento de Oliveira elogiou a inovação do sistema de vídeo da ALRN. “A busca de conteúdo pelo próprio vídeo é uma inovação que não tinha visto em nenhum outro lugar. Esse acesso realmente facilita o trabalho”, afirmou.
A visita dos servidores da Alese à ALRN representa um importante passo na troca de experiências e na busca por melhorias contínuas nos processos legislativos através da tecnologia.
O e-Legis é um sistema da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) que automatiza tarefas relacionadas à gestão de documentos, processos, reuniões e votações. O sistema também permite aos utilizadores criar consultas, relatórios e análises de resultados para acompanhar e divulgar os trabalhos parlamentares. Em 2021, o e-Legis foi premiado com o Prêmio Unale Assembleia Cidadã.