As advogadas potiguares têm uma data exclusiva para elas: o Dia Estadual da Mulher Advogada, comemorado neste 30 de maio. Para celebrar, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou sessão solene homenageando essas advogadas que fazem história no RN. A data é assegurada por meio de uma lei de autoria da deputada Cristiane Dantas (SDD). Foi neste dia que a primeira mulher advogada, Waldecy Albanês Ferreira Veras, fez a sua inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Norte.
“Essa homenagem reforça a valorização da mulher advogada em busca de uma justiça para tantas outras mulheres. As mulheres compõem cerca de 50% dos quadros da OAB/RN, demonstrando a notoriedade da mulher na advocacia, fortalecendo o mundo jurídico, na luta pela garantia do direito, dignidade e equidade de gêneros”, disse Cristiane ao abrir a sessão.
Ainda em seu discurso, Cristiane destacou a importância da sensibilidade das mulheres advogadas nas causas relacionadas aos direitos das mulheres. “Na dimensão política, encaro a atuação destas nobres militantes da advocacia para a defesa das mulheres como uma contribuição para uma cultura jurídica e social que nos liberte da opressão sexista. Através da prática da empatia e da escuta, também é preciso falar que a cultura de violência doméstica no judiciário é institucional. Por isso, a atuação profissional de quem age em defesa delas, de nós mulheres, nestes tempos atuais e futuros, é imprescindível”, discursou a deputada propositora.
Úrsula Ferreira, falou em nome das homenageadas, destacou a dedicação das mulheres advogadas. “Sinto-me altamente feliz em representar as mulheres advogadas, que lutam por uma justiça para todos. Homenagear a histórica Waldecy Veras que abriu caminho para todas nós na história da advocacia potiguar. A nossa luta é diária, mas a luta é constante. A advocacia não é apenas uma profissão e sim uma ferramenta de justiça social”, disse.
Presente na reunião, o deputado Hermano Morais (PV) elogiou as advogadas homenageadas e a propositura da deputada Cristiane Dantas. “Uma justa homenagem da deputada Cristiane Dantas, grande representante da mulher neste parlamento, às advogadas potiguares, que tornam a história da advocacia a frente do tempo”, elogiou.
Durante a solenidade o Hino Nacional foi entoado pelo quarteto de metais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e o coral da Assembleia Legislativa realizou uma apresentação cultural.
Homenageadas
- Andrea de Souza Galizza Mitchell de Morais
- Lívia Cabral
- Mariana de Siqueira
- Marília Guedes
- Rafaela Lopes de Melo Cosme
- Rhanna Cristina Umbelino Diógenes
- Rossana Maria Ferreira Costa Galvão
- Sâmoa Paula Bezerra Maciel Martins
- Úrsula Bezerra e Silva e Lira
- Verushka Custódio Matias de Araújo